Microfone: uma estratégia para poupar a voz

Algumas profissões demandam um grande esforço vocal. É o caso, por exemplo, de cantores e professores. Como a voz é o principal instrumento de trabalho deles, é preciso ter consciência de que ela deve ser poupada. Para isso, existem algumas técnicas e até equipamentos que auxiliam nos cuidados com a voz.

Uma dessas ferramentas é o microfone, feito exatamente para amplificar o som e que acaba sendo uma ótima estratégia para poupar a voz. É necessário que o profissional entenda que como ele aumenta a intensidade do volume da voz, não é preciso gritar para cantar ou falar.

Um grande diferencial quando o assunto são os cuidados com a voz, é saber controlar o timbre da voz de acordo com a intensidade dela. A oferta hoje no mercado é imensa e existe um tipo de microfone específico para cada voz. Algumas lojas do segmento, inclusive, até deixam os clientes testarem os equipamentos que vendem para que ele adquira aquele é melhor para o exercício vocal.

Para os cantores também é necessário lembrar que afastar o microfone da boca no momento das apresentações dá um efeito muito bonito em algumas performances, mas que a técnica também deve ser adotada com base no acompanhamento médico. Alguns artistas acabam fazendo isso como imitação e forçam demais ou de menos o trato vocal e acabam causando prejuízos para a própria voz.

Também existem microfones para todos os bolsos. Digo isso, porque alguns professores, por exemplo, não têm essa ferramenta disponível nos locais de trabalho e acabam tendo até problemas com a saúde da voz pelo esforço demasiado que fazem diariamente. Por isso, vale o investimento.

Outros Artigos