A voz é uma ferramenta de comunicação importantíssima. Somos tão acostumados em tê-la ao nosso dispor, que muitas vezes não a valorizamos e cuidamos da forma com que deveríamos. Existem vários hábitos que podem ser corrigidos para que não impliquem no comprometimento da qualidade vocal,.
Há quem não dispense, por exemplo, o consumo de bebidas alcóolicas. No entanto, beber antes de uma performance que exija muito da voz pode prejudicar o seu desempenho e lesionar as suas cordas vocais.
Isso acontece por dois motivos. O primeiro deles é que a bebida provoca refluxo que tende a queimar as cordas vocais. Além disso, o álcool promove uma vasodilatação. Com as veias dilatadas, o fluxo sanguíneo é maior e por isso corremos o risco de romper alguma corda vocal ou, no geral, lesioná-la.
Bebidas alcoólicas também dão a ilusão de aquecimento da voz e nos fazem achar que está tudo bem sem que realmente esteja. Os produtos fermentados fazem menos mal do que os destilados, mas mesmo assim ingeri-las não é uma boa ideia. Então, se você é um profissional da voz e vai realizar uma atividade que demande esforço vocal, evite beber.