Talvez você nem imagine, mas existe um sistema muito complexo por trás de cada som emitido por nossa voz. Entender o funcionamento desse sistema é determinante para que ela atinja todo o seu potencial com qualidade e sem dores ou lesões.
Vamos falar um pouco sobre o funcionamento da nossa voz?
A voz é produzida sempre que o ar é expiratório, ou seja, quando vem de dentro para fora, e passa pelas pregas vocais. Usando uma metáfora, podemos dizer que o funcionamento da voz é parecido com um balão cheio de ar, à medida que o ar sai de maneira “espremida”, provoca tons mais agudos, quando o contrário ocorre, provoca tons mais graves.
O nosso aparelho fonador é constituído por alguns órgãos, e cada um deles possui papel efetivo na produção vocal. Pulmões, brônquios, e traqueia produzem o ar. A laringe por sua vez (local onde estão as cordas vocais) produz a energia da fala. A faringe e as fossas nasais são responsáveis pela ressonância.
Outro órgão muito importante é o diafragma. Este músculo tem a função de separar a cavidade torácica da abdominal e durante a respiração, impulsiona o ar através das cordas vocais, e assim produz a voz.
Além disso, os lábios, dentes, palato, língua, faringe e laringe são muito importantes não apenas para a emissão da voz na fala ou no canto, mas para que ela seja emitida de acordo com o seu objetivo.
Quando não temos conhecimento sobre o funcionamento da nossa voz, muitas vezes nos esforçamos da maneira errada, correndo o risco de produzir lesões e causar desgastes. Dessa maneira não atingimos os objetivos que temos, muito menos atingimos o nosso potencial.
Nos dias 17 e 18 de agosto estarei em João Pessoa, na Paraíba, ministrando a 2ª edição do Workshop “Atualiza Voz”, falando sobre FISIOLOGIA E PREPARAÇÃO DA VOZ CANTADA. Será um momento único para a troca de experiências e conhecimentos. Você pode realizar a sua inscrição e adquirir outras informações através do e-mail: aprimorafono@gmail.com ou dos telefones: (83) 988858747 e (83) 998309174.